terça-feira, fevereiro 07, 2006

Hermes, o Moderno

Hermes é o meu deus grego favorito. Os romanos chamavam-lhe Mercúrio. É para mim tão inspirador que utilizei o mito como metáfora do artista moderno na minha tese de mestrado : O Complexo de Mercúrio - estudo sobre os critérios modernos de comunicação e apreciação visual.


Hermes era, segundo a lenda, filho de Zeus e de da ninfa Maia. Nasceu, segundo o mito, numa caverna da Arcádia. Logo após o nascimento, a mãe enfaixou-o e colocou-o a dormir dentro de um cesto sem ninguém dar por isso. No entanto, nem a mãe esperava que o filho tivesse tanta iniciativa em tão tenra idade. Hermes fugiu para a Tessália, onde roubou várias cabeças de gado do rebanho de Admeto que Apolo protegia. Escondeu o gado roubado em Pilos, em Messênia, voltou à caverna antes do dia terminar, deitou-se dentro do cesto e deixou-se estar quieto. Apesar de Apolo ser especialista nas artes divinatórias, demorou algum tempo a descobrir o gado roubado e a desconfiar da identidade do astucioso ladrão. Quando descobriu, queixou-se do roubo à mãe de Hermes que se limitou-se a apontar, espantada, a "pobre criança" enfaixada e quieta dentro do cesto... Mais tarde, Apolo apelou a Zeus e Hermes foi obrigado a devolver o rebanho.
Durante o furto, o recém-nascido Hermes tinha encontrado uma tartaruga morta. Com a carapaça e algumas tripas inventou a lira, instrumento musical que, mais tarde ofereceria a Apolo em troca do perdão. Encantado com o som deste instrumento musical, Apolo presenteou Hermes com um cajado de ouro que posteriormente se tornou o kerykeion, símbolo dos mensageiros, chamado caduceu pelos romanos.
Hermes é muitas vezes representado em estátuas e pinturas com um caduceu na mão. O caduceu é um cajado com duas serpentes enroladas (ainda hoje este símbolo é frequentemente utilizado por instituições médicas, farmacêuticas e outras ligadas à saúde). De acordo com o mito, Hermes separou duas serpentes que lutavam entre si utilizando o cajado. As serpentes enrolaram-se no bastão e, desta forma, deram origem a um símbolo de paz. O próprio deus passou a ser encarado como mensageiro portador da paz.
Como era muito hábil, Hermes era muito requisitado pelos restantes deuses para diversas funções. A mais conhecida era a de mensageiro de Zeus.
Para os mortais ele funcionava como protector das mais diversas actividades. Hermes era o deus que protegia :
- Mercadores e os ladrões. É fácil perceber porquê. Ainda recém-nascido conseguiu roubar Apolo. Dizia-se que este deus era um grande vigarista.
- Artistas. A sua criatividade tornou-se lendária. A lira e a flauta dos pastores (siringe) foram inventadas por ele.
- Médicos. Segundo a lenda, foi Hermes quem assistiu ao parto de uma mortal chamada Coronis cuja gravidez se devia a Apolo.
- Viajantes. Este deus era, como mensageiro, um eterno viajante.
- Atletas. Na qualidade de corredor incansável e rápido, tornou-se o protetor dos jovens que se exercitavam nos ginásios.
Passou a ser também considerado, em épocas tardias, o inventor das práticas mágicas. Devido à sua capacidade de interpretar e transmitir os desígnios dos outros deuses, recebeu o epíteto hermeneus ("intérprete"), de onde veio a palavra "hermenêutica".
Atribuía-se à influência de Hermes a capacidade oratória ou eloquência e, ainda segundo o mito, era ele que conduzia a sombra dos mortos ao reino de Hades.
Os romanos, que o denominavam Mercúrio, deram o mesmo nome ao único metal líquido à temperatura ambiente. Tal como um líquido tem a propriedade de atravessar frestas, passagens estreitas e, de certa forma, violar a realidade sólida, o deus tinha o poder de se esgueirar por entre as várias dimensões da cosmologia greco-romana.
Hermes foi um deus que nunca se casou. No entanto teve vários filhos. Um deles foi Autólico, o mais hábil ladrão da Grécia. Outro foi Pã, o deus flautista, que herdou do pai as qualidades musicais e a vontade de pregar partidas (de Pã deriva a palavra pânico). Ainda filho de Hermes, Hermafrodita, teve como mãe a deusa Afrodite (deusa da beleza e do amor) e nasceu com qualidades femininas e masculinas.

Sem comentários: